15 de jun. de 2010

O URBANISMO E A IMAGEM DA MODERNIDADE - Uma Resenha Crítica


Walter Gropius
Desde a Revolução Industrial, a partir do final do século XVIII, os processos da modernidade vêm modificando todo o mundo. O urbanismo do século XIX constituiu uma resposta aos problemas criados pelo intenso crescimento urbano observado na Europa desde a segunda metade do século XVIII; mas foi também fruto de uma imagem da cidade que incorporava os efeitos das novas infra-estruturas urbanas numa outra concepção do espaço. Em arquitetura, todas essas transformações foram meras tentativas de responder a todos esses processos impostos.
Inicialmente o movimento moderno fez parte de movimento de vanguardas participando de tendências anti - histórica que experimentou e inovou, opondo-se as idéias de manutenção das aparências. A autenticidade no uso dos materiais e novas lógicas construtivas foram indispensáveis para construção do novo pensamento moderno, em que formas mais limpas e claras foram definidas. Contudo a aparência estética dessa arquitetura moderna continuou a promover idéias de progresso, racionalidade e crença na tecnologia.
Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright (1869-1959), um dos pioneiros da arquitetura moderna, revela-se de outro modo nas questões desse movimento. Wright usou o modernismo para um lado mais humano, mesmo sendo funcional. Para Le Corbusier (1887-1965), a arquitetura e urbanismo são indissociáveis e além das técnicas construtivas a nova visão de espaço só teria sentido quando integrada a uma cidade moderna.
Assim como Le Corbusier, Walter Gropius (1883-1969) teve pontos em comum de contato, enquanto um exercia o papel do franco atirador e polemico Gropius exerceu o papel do difusor dessas idéias através do ensino, na Bauhaus e anos depois em Harvard. A diferença entre Wright e Le Corbusier é que Wright tornou a arquitetura modernista calorosa, mais familiar e acolhedora para os utilizadores, ao traço que Corbusier preocupou-se mais com questões de funcionalidade e pragmatismo.
Le Corbusier
A partir de fatos da modernidade é possível interpretar as “frustrações” de muitas promessas modernistas espaciais que, no contato com a realidade existente, expuseram o descompasso do ideal do urbanismo com a cidade. A modernidade, em algumas manifestações, pode ser uma demonstração para o urbanismo moderno da maneira de lidar com as crises. Ao contrário do modernismo, essas modernidades interpretaram a crise como acaso previsível, contornando aquele estado de “passividade” de ações.

Textos Base

  • CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades – uma antologia. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • HEYNEN, Hilde.  A imagem da modernidade: uma expressão de progresso e emancipação. Trad. Professor Márcio Campos. Mimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário