18 de jun. de 2010

Tipos de Orçamento

O orçamento é uma proposta do custo de uma empreitada efetuada por um profissional para a prestação do serviço pedido.Ele é necessário porque as condições contratuais são variáveis de profissional para profissional.O orçamento permite saber antecipadamente o preço que terá a pagar, conforme o profissional escolhido. Este não poderá voltar atrás e alterar o preço que lhe deu. O orçamento é vinculativo no que é estabelecido e deve ser mantido. Para que o orçamento entregue por um dos profissionais se torne vinculativo e passe a ser um contrato, é necessário que o consumidor manifeste o seu acordo, devendo fazê-lo por escrito, por exemplo, assinando o orçamento. Se o orçamento for assinado pelo consumidor e pelo vendedor, torna-se um contrato que vincula ambas as partes.

Orçamento para Edificação ou licitação? Existem diferenças?

O orçamento para uma casa é diferente do orçamento para uma licitação. Não se pode falar em padrão ou generalizar.Por mais que o orçamentista se baseie em outros trabalhos, sempre há necedidade de adaptáar a obra em questão. Além das especificações técnicas outra das diferenças está nos editais e formas das chamadas formas de contratação. Mas as etapas desse processo são basicamente os mesmos. As etapas do orçamento:

1)Estudo das condicionantes,(onde analisa os projetos executivos e complementares, levanta-se os quantitativos e faz-se uma visita técnica ao local do empreendimento em questão);

2)Composição de custos,(onde são levantados todos os preços de material e mão-de-obra);

3)Fechamento do Orçamento.

Fonte: Mattos, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de Obras. Ed. Pini. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário