6 de nov. de 2011

Arquitetura: Trabalho Final de Graduação (TFG)

Salve leitores do nosso Arq's & Co.
Desculpem pela falta de posts, afinal como vocês sabem ainda sou universitária e a vida de um universitário em Arquitetura não é fácil principalmente, no penúltimo ano, quando nós do curso noturno aqui na UNIFACS temos que eliminar todas as matérias para entrar no esperado Trabalho Final de Graduação. Enfim é uma correria desesperada!
Mas o que é este trabalho de graduação?
O Trabalho Final de Graduação - TFG é a disciplina na qual o acadêmico desenvolve , no último semestre do curso, um projeto arquitetônico e/ou urbanístico. O TFG é realizado individualmente e o tema a ser desenvolvido será de livre escolha do acadêmico, devendo demonstrar a consolidação e a síntese dos conhecimentos construídos durante o curso. 
O formando escolherá para a orientação de seu TFG um docente arquiteto e urbanista, dentre os professores do Curso, ou seja, um membro do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Essa escolha deverá ser feita no semestre anterior ao acadêmico estar matriculado na disciplina de TFG, durante a disciplina de ITFG e se concretizará conforme a disponibilidade dos professores.
A duração dessa disciplina na UNIFACS é de um ano Letivo, divididos em 2 semestres onde o aluno aprimora as necessidades do que ele escolheu projetar.
Além das orientações individuais, o acadêmico terá o acompanhamento permanente do(s) professor(es) da disciplina, que ocorrerá através de painéis internos coletivos, a serem combinados com a turma. O acadêmico contará com diferentes momentos para socialização, aconselhamento e avaliação de seu trabalho durante o semestre, dos quais participarão também seus orientadores, se assim o desejarem.
Para chegar o tema que eu decidi elaborar este trabalho final, mudei de opinião várias vezes. Só pra vocês terem a idéia, no início do curso queria fazer ligado ao Restauro, depois algo voltado ao entreterimento, depois algo voltado a saúde, mas percebendo que o  último tema teria parâmetros de comparação, optei por algo institucional, pois é algo da minha atual vivência. 
Para me auxiliar este trabalho será feito possivelmente em Revit Architeture o que irá diminuir bastante o tempo de elaboração de cortes, fachadas e modelagem 3D, uma vez que o Revit ele já te dá tudo isso em tempo que você projeta suas plantas baixas!
Para acompanhar o desenvolvimento deste TFG vocês poderão acessar http://arqsco.tumblr.com e acompanhar desde o processo monográfico até o projeto e modelagens.


Se demorar a ter posts aqui no Blogspot, dá uma passada no tumblr. Claro que procurarei preencher o espaço deste blog aqui , porém não com tanta frequencia de antes!
Mas enquanto fevereiro de 2012 não chega, vou mandando novidades extras.
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário