21 de set. de 2010

Urbanismo: Cidades Arborizadas

A vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Com o crescimento populacional das cidades, depara-se com a falta de um planejamento urbano.
O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. A amplitude térmica, o regime pluviométrico, o balanço hídrico, a umidade do ar, a ocorrência de geadas, granizos e vendavais precisam ser considerados.


A arborização e/ou paisagismo são componentes importantes na paisagem urbana, pois fornecem sombra, diminuem a poluição do ar e sonora, absorvem parte dos raios solares, protege-nos contra o impacto direto dos ventos, reduz o impacto das gotas da chuva sobre o solo e a erosão, além de embelezar a cidade. A presença de arbustos e árvores no ambiente urbano tende a melhorar o microclima através da diminuição da amplitude térmica, principalmente por meio da evapotranspiração, da interferência na velocidade e direção dos ventos, sombreamento, embelezamento das cidades.
 

Apesar das áreas verdes majoritariamente serem desenhadas para a recreação e aumentarem o valor estético de um local, sua utilidade excede amplamente estas funções. Elas podem melhorar a qualidade do ar e da água; proteger a biodiversidade; reduzir a erosão e os riscos de inundação água; permitir o tratamento de águas residuais; dar abrigo à fauna propiciando uma variedade maior de espécies, conseqüentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças; reduzir a velocidade do vento; e influenciar o balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo.


Embora a lista de "desvantagens"; da arborização possa ser grande, e talvez eqüivalente aos pontos vantajosos, boa parte dos estudiosos do assunto adverte para algo muito simples: o conhecimento acerca da biologia vegetativa e reprodutiva das árvores, sejam elas nativas ou introduzidas, eliminaria quase que a totalidade dos problemas causados pelas espécies em questão, já que as informações serviriam como um plano-diretor de planejamento paisagístico e florístico nas cidades. Características gerais como preferência por ambientes, rusticidade, desenvolvimento de raízes e ramificação da copa, valor paisagístico e resistência a pragas e moléstias são parâmetros que podem ser analisados e avaliados quando da escolha pelas espécies que definitivamente farão parte da floresta urbana e, consequentemente, acompanhar a dinâmica da cidade por várias décadas.
 
 
Hoje 21/09, dia da árvore seria de tamanha importância com todas as ondas de sustentabilidade e conservação e preservação ambiental se todas as cidades pudessem contribuir com novas políticas de ampliação de parques e jardins, arborização de canteiros. Afinal de Contas uma cidade com novas cores e verde é mais bonito de se ver é estimulante aos olhos da população e principalmente benéfico a saúde urbana.

3 comentários:

  1. Nessa última passagem "Afinal de Contas uma cidade com novas cores e verde é mais bonito de se ver é estimulante aos olhos da população e principalmente benéfico a saúde urbana" você disse tudo, Bruna.

    Feliz Dia da Árvore!

    DECORI

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!

    Feliz Dia da Árvore pra vocês também!

    ResponderExcluir
  3. tenho orgulho de dizer que a minha cidade, Porto Alegre, é a capital mais arborizada do brasil... adoro quando as flores invadem as ruas na primavera! adorei o post!
    beijos, Gabi - http://obravipblogs.com.br

    ResponderExcluir