2 de set. de 2010

Decoração: Ofurôs

Fonte: Cascata das Bromélias
OFURÔ: palavra japonesa que pode ser traduzida como banho de imersão, banheira e sala de banho.
Por razões geológicas, o Japão tem muitas fontes termais, que jorram águas quentes (onsen). Apresentam cores e características terapêuticas diferentes no meio da natureza são piscinas naturais entre montanhas, cavernas, rios ao som de corredeiras, pássaros, insetos, chuva, neve etc. com belas paisagens no meio da natureza.
Tradicionalmente os japoneses vão aos onsens em busca de saúde e bem-estar.
Desde a antiguidade as pessoas usavam o onsen para purificar o corpo e espírito e também contemplar a Natureza.
Os samurais, após as batalhas, banhavam nestes onsens para ajudar na cicatrização dos ferimentos, aliviarem dores de contusão, fadiga muscular, cansaço, stress e se preparavam para a próxima batalha. Eles sentiam-se descansado, revigorado, purificado e em comunhão com Deus.
No inicio os japoneses iam até as fontes termais tomar seu banho de imersão, depois em ofurôs pagos. Mas para o dia a dia não era muito pratico. Então fervia se água em uma panela e temperava numa tina de madeira, e lavava o corpo.

No inverno não era suficiente para aquecer, então a necessidade de aumentar o tamanho das tinas, virando um tonel de madeira. Os tonéis eram muito grandes para se enchido com água fervida em panelas de cozinha. Aí surgiu o GOEMON BURÔ que é uma panela grande, que era colocada a água e aquecida sobre uma fogueira, até o ponto de 40 º (retirava se a lenha) e onde podia entrar para aquecer o corpo.
Este goemonburô foi se transformando em ofurôs com aquecedores de vários tipos e formatos que existem hoje.
Por razões praticas e econômicas o Ofurô foi a forma que eles encontraram de trazer o onsen para dentro de casa. Podendo ser utilizado todos os dias sem sair de casa.
O habito do ofurô, para os japoneses não está ligado somente a higiene, mas dizem que relaxa o corpo, tranquiliza o espírito e traz um bem estar indescritível.


Fonte do texto: Kaden Ofurôs e Banheiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário