5 de set. de 2010

Arquitetura: Escadas Famosas



O projeto de Lina Bo Bardi para o MAM/BA tem como eixo a criação de uma centralidade cultural na Região Nordeste por meio da implantação de um museu-escola, voltado para a formação de um público infantil e infanto-juvenil. Nesse sentido, ela diz que "o nosso museu deveria se chamar - Centro, Movimento, Escola". Além das atividades regulares, a ambição da arquiteta é organizar um evento bienal, em parceria com a escola de teatro, dirigida por Martim Gonçalves, e com o clube de cinema. A sede definitiva do museu, inaugurada em 3 de novembro de 1963 no conjunto do Solar do Unhão, é reformada pela própria arquiteta. Com vista para a Baía de Todos os Santos, portas e janelas pintadas de vermelho, Lina Bo Bardi altera o espaço interno do solar do século XVI, demolindo o segundo piso e criando um espaço vazio. Nele implanta uma escada de madeira de grandes dimensões, sem pregos e com encaixes que, segundo ela, reproduzem aqueles usados nos carros-de-boi. A inspiração direta na cultura popular parece antecipar a idéia de criação de um museu-escola de arte popular, que deveria funcionar no mesmo espaço do museu de arte moderna. Tal idéia vinha sendo acalentada nos artigos escritos pela arquiteta para Habitat, nos quais tematiza a importância da colaboração estreita entre arte industrial e artesanato. Nota-se aí a inspiração direta na Bauhaus, nos escritos de Walter Gropius (1883 - 1969) e de Antonio Gramsci (1891 - 1937), à qual se combina o interesse precoce da arquiteta pela arte popular brasileira. 



Fonte: Veja Aki uma fonte de curiosidade


A escada em espiral do Museu do Vaticano é uma das mais fotografadas do mundo, e certamente uma das mais belas. Projetado por Giuseppe Momo em 1932, as grandes etapas situam-se entre uma rampa e uma escada. As escadas são realmente duas hélices distintas, uma que conduz e outro que conduz para baixo, que torcem juntos em um dupla hélice formação. Mal sabia o Museu do Vaticano, em 1932, esta formação que viria a representar a própria vida, com a descoberta da dupla fita de DNA helicoidal.

Fonte: Veja Aki uma fonte de curiosidade

Esta imagem mostra “The Grand Staircase” do Grand Sydney’s Queen Victoria Building. Este edifício, agora carinhosamente conhecido como o QVB, foiconcebidos por George McRae e concluída em 1898, substituindo o original mercados Sydney no site. Construído como um monumento ao longo monarca reinante, a construção teve lugar em tempos terríveis, como Sydney estava em uma severa recessão. A arquitetura românica foi elaborado especialmente planejado para o grande edifício de modo que o governo poderia empregar muitos fora-de-obra de artesãos – pedreiros, estucadores e artistas janela manchada – em um projeto de valor.
Fonte: Veja Aki uma fonte de curiosidade
Este slide criativo ao lado do escadaria era concebidos por Londres arquiteto  Alex Michaelis, a pedido de seus filhos. Não só ele acrescenta originalidade, mas um monte de diversão às suas novas tecnologias eco-friendly casa de sonho. Na foto, um dos filhos jogando o cuidado ao vento e mergulho de cabeça para baixo o primeiro slide. Segundo o Michaelis, mesmo os adultos não conseguem resistir pulando a escada. “Temos sido conhecidos após um jantar grande para usar o slide”, disse ele. Criatividade, originalidade e diversão, o que uma combinação perfeita!

2 comentários: