3 de ago. de 2010

Vanguardas Urbanas - 3° Projeto


Dando sequência aos projetos de Vanguardas Urbanas vamos Hoje Falar sobre o:

- Theatre Square, Roterdã

A Theatre Square, no centro de Roterdã, projetada pelo WEST 8, é uma praça contemporânea, no design e em seu conceito. Projeto do arquiteto Adriaan Geuze, ele reinterpretou a tradicional praça como um espaço para participação pública em atividades não programadas, onde o público não é apenas expectador passivo. 


Construída sobre um estacionamento subterrâneo, as circunstâncias pediam que a superfície não fosse pesada. Para a escolha de materiais, Geuze se baseou na dominante indústria de navios da cidade do porto, sendo a praça um reflexo do Porto de Rotterdam.Uma fila de monumentais mastros de luz – uma espécie de esculturas interativas que lembram os guindastes de ferro que descarregam os contêineres dos navios – é o marco da praça. Durante o dia esses objetos atuam um balé mecânico; à noite eles espalham poças de luz pela praça.
O espaço é dividido em várias áreas, diferenciadas por equipamentos e materiais econômicos e relativamente leves. A disposição da praça é baseada no seu esperado uso em horas diferentes do dia e no seu relacionamento com o sol.
 Ficha Técnica:
Arquitetos:West 8
Local: Roterdã


Fonte de Pesquisa: 
- Rocha,Flávia. Vanguarda Urbana, Revista Casa Vougue. Ed.249. Pag 50 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário