27 de ago. de 2010

Urbanismo: Manifesto a favor da minha Cidade


A alguns meses vemos nos notíciários e comentários da população em geral sobre a questão das Barracas de Praia em Salvador. Polêmica pois não agrada a todos e apontam para a negligência dos nossos poderes em relação a este problema que se alastra por muitos anos. A minha crítica se é que posso chamá-la assim é pela forma que foi tratada a questão dessa revitalização da Orla de Salvador e que resultou no prejuízo para o lado mais fraco (os barraqueiros).
Enquanto meu lado cidadão e humano é contra essa forma arbitrária com jogos de culpas para todas as esferas, meu lado enquanto estudante de Arquitetura e Urbanismo, ao qual tem a função de pensar sobre as cidades e que fatores aplicar e como executar as melhores soluções para esse tipo de problemática, acha correto. Até tenho me silênciado a respeito do tema durante esses dias na esperança até de haver uma nova audiência pública (ao qual ia participar, para entender melhor a questão), mas preferi escrever sobre um pouco do que acho a respeito disso. Silênciar pois minha opinião é diferente de cada um de vocês leitores que acessam este blog.
Mas fico pensando que existe uma solução pacífica para a resolução desse impasse e que se os órgãos competentes responsáveis ouvissem mais os profissionais da área, estudantes de Arquitetura e Urbanismo,as necessidades daqueles que dependem desses equipamentos para prover o sustento de suas famílias, talvez não chegasse ao ponto que chegamos eis que seja o máximo do que podemos suportar, principalmente a 3 meses do verão onde a cidade recebe os turistas e se mantém disso. 
Existem muitas orlas pelo país que foram revitalizadas com parcerias entre os comerciantes e o poder público onde houveram diálogos e acordos prévios para o projeto de revitalização. Isso é um resultado de um diálogo com aqueles que são os mais interessados,o povo. Nisso resultaram o PDDU de cidades como Recife e Porto Alegre que foram debatidos e previamente discutidos com as necessidades populacionais. Não posso falar que nosso recém aprovado PDDU (Lei 7400/2008), foi algo discutido exaustivamente (este que resultou em mais uma das nossas polêmicas soteropolitanas).
Estrago Feito e agora como proceder? Não adianta dar soluções para amenizar o que a prefeitura enquanto órgão responsável pela cidade deve tomar medidas cabíveis de buscar recursos ouvir a necessidade das camadas em audiências públicas divulgadas e partir para ação.
Uma cidade bem cuidada é sinal de qualidade de vida para os cidadãos que nela vivem.
ACORDE PREFEITO!!!

2 comentários:

  1. Olá Bruna, concordo com você quando você tem uma visão de Arquiteta e Urbanista, mas poderia ter sido feito de outro modo. Poderiam primeiro começar a construir as novas barracas e depois deslocarem os comerciantes, assim derrubando as barracas antigas. Agora estão milhaes de familias sem sustendo. É muito triste ver pessoas chorando por causa de seus trabalhos. Quem esta no poder não tem um pingo de coração.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente as autoridades municipais erraram feio nesse caso Gabriela.Mas vamos esperar que elas encontrem logo uma solução em tempo hábil para evitar que a população sofra mais do que já está sofrendo com a perda do sustento!

    ResponderExcluir