8 de ago. de 2010

Urbanismo: Praças


"Praças são espaços livres públicos urbanos destinados ao lazer e ao convívioda população,acessíveis aos cidadãos e livres de veículos."(ROBBA E MACEDO,2002)

Praça Ana Lúcia Magalhães - Pituba, Salvador - Bahia
A praça é um ponto de convergência da população para o ócio,o comércio, para trocar idéias,para encontros romanticos ou políticos,enfim,para o desempenho da vida urbana ao ar livre.
Vamos Seguir a ordem cronologica dos Projetos de Praças:
  • Praça Colonial - os primeiros espaços livres públicos brasileiros foram os adros das igrejas (espaços deixados em frente aos templos). A vila,freguesia ou arraial se formava no entorno destas. Nesta época a população demonstrava sua teritorialidade na praça: os fiéis sua fé, os poderosos seu poder, os pobres sua pobreza.
Praça do Cruzeiro de São Francisco - Pelourinho, Salvador - Bahia

  • Praças Ecléticas - No século XIX a praça passa a ser ajardinada e a possuir elementos mais significativos como fontes, quiósques e coretos.A praça ajardinada era o espaço das elites, passa a ser menos militar e comercial e passa a ser mais de contemplação e descanso.

Praça do Campo Grande - Campo Grande, Salvador - Bahia

  • Praça Moderna -  No século XX aconteceu transformações urbanísticas e paisagísticas no país o que reflete diretamente na configuração e programas dos espaços livres.O lazer é incorporado ao projeto da praça moderna (atividades esportivas e recreação infantil). 

Parque da Cidade Joventino Silva - Itaigara, Salvador - Bahia
  • Praça Contemporânea - a nova conjuntura urbana fez com que houvesse maior liberdade na concepção dos espaços livres que variam de acordo com o local da sua implantação liberdade e irrelevância.
Parque Jardim dos Namorados - Pituba, Salvador - Bahia

 Aproveite o que tem de melhor em estar numa praça! Ótimo domingo a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário