26 de jul. de 2010

Vanguardas Urbanas - 1° Projeto


Vanguardas - o que são?



Existem três definições referentes ao termo vanguarda: a primeira considera este vocábulo como um conjunto de tendências que se opõem ao estilo vigente em uma época, como por exemplo no campo das artes; a segunda refere-se a quem se destaca à frente da tropa, coordenando o seu avanço e o seu recuo; e a terceira dá este nome a quem prevê o futuro, os novos tempos. 



Hoje iremos exemplificar um dos três projetos de arquitetos europeus que recriaram as paisagens urbanas e pensam novas maneiras de viver.



- Copenhagen Harbour Bath , Local: Copenhagen, Dinamarca




O porto de Copenhagen passa por um processo de transformação a partir de um porto industrial e da junção de tráfego a ser o centro cultural e social da cidade. O Copenhagen Harbour Bath (O Banho Harbour de Copenhagen), tem sido de fundamental importancia nessa transformação. Os banhos públicos são a praia dos Dinamarqueses que aguardam anciosamente pelo seu curto e tão esperado verão. Esses mesmos banhos públicos foram desativados a 50 anos atrás por causa dos altos níveis de poluição das águas. Projeto do ano de 2003, criado pela PLOT (criado em 2001 pelos arquitetos belgas Julien de Smedt e Dane Bjarke Ingels). Ao invés de imitar o tradicional banho de piscina interior dinamarquês, o Banho Harbour oferece uma paisagem urbana porto-seco com docas, cais, rampas para barcos, falésias, playgrounds e pontões. Como uma paisagem em socalcos, do Banho Harbour completa a transição da terra para a água, tornando possível para os cidadãos de Copenhague para dar um mergulho no meio da cidade.





 Este complexo é formado por 5 áreas separadas, com tamanhos e atividades diferentes, incluindo  área infantil, um farol, e uma torre para mergulho e área para adultos. Além do impacto visual e estético, o projeto tornou-se o orgulho da cidade que se orienta por uma política de recuperação de ambientes.





Fonte de pesquisa:



- Copenhagen Habour Bath , Revista Arch Daily ,Disponível em: http://www.archdaily.com/11216/copenhagen-harbour-bath-plot/

- Rocha,Flávia. Vanguarda Urbana, Revista Casa Vougue. Ed.249. Pag 47-48 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário