15 de jul. de 2011

Arq Biography - Zaha Hadid



Zaha Hadid é uma arquiteta iraquiana identificada com a corrente desconstrutivista da arquitetura.
Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979, passou a estabelecer prática profissional própria em Londres. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association. Zaha Hadid é, hoje, um dos nomes mais importantes da arquitetura mundial. Primeira mulher a ganhar, em 2004, o Pritzker, o "prêmio Nobel" da área, a iraquiana residente em Londres tem projetos construídos em cantos diferentes do mundo, de uma plataforma de esqui na Áustria a uma estação de trem com complexo de estacionamento de carros na França, passando por um museu; o Centro Rosenthal para Arte Contemporânea, nos Estados Unidos.

Entre seus muitos trabalhos idealizados e ainda não realizados estão um sapato de plástico e mais um museu. Sinuoso, de linhas contínuas, torcidas ao subir envolvendo o tornozelo, acompanha o mesmo espírito de sua arquitetura orgânica e descontrutivista (do movimento do Desconstrutivismo, que teve início no final dos anos 80 e representantes ilustres como Frank Gehry. Tempos depois, muitos dos arquitetos rejeitaram a definição). O segundo, o Museu Nacional das Artes do Século 21, em Roma, com inauguração prevista para 2009, é considerado por Zaha um de seus projetos mais empolgantes, entre os cerca de 100 tocados pelo escritório dela atualmente. "Não é mais apenas um museu, mas um centro com muitas galerias e espaços que estão entrelaçados e superpostos uns sobre os outros", afirma.





LONDON AQUATICS CENTRE

PROGRAMA:
Centro Aquático para 2012 Jogos Olímpicos de Verão e uso futuro

CLIENTE:
Olympic Delivery Authority (ODA)
Jogos Olímpicos Londres 2012

ÁREA
Site: 36.875 m²

Olímpicos:
Basement 3725 m²
Térreo 15.402 m²
16.387 m² Primeiro Andar
Área de estar 7.352 m²
Área de 21.897 m² Footprint



CONCEITO:
O conceito arquitetônico da Aquatic Centre London é inspirada na geometria do fluido de água em movimento, criando espaços e um ambiente envolvente em simpatia com a paisagem do rio do Parque Olímpico. Um telhado ondulado varre do chão como uma onda - juntando as piscinas do Centro com o seu gesto unificador de fluidez, ao mesmo tempo que descreve o volume da piscina e piscinas de mergulho. O Centro Aquático de Londres é projetado para ter a flexibilidade para acomodar o tamanho ea capacidade dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 fornecendo simultaneamente a melhor tamanho e capacidade de uso no modo Legado após os Jogos de 2012.



O London Aquatic Centre está situado dentro do Parque Olímpico Masterplan. O site está posicionado na borda sudeste do Parque Olímpico com proximidades direto para Stratford. O acesso de pedestres da ponte nova leste-oeste chamada Stratford Bridge City, que liga o desenvolvimento da cidade Stratford com o Parque Olímpico vai atravessar a LAC. Isto irá fornecer uma fachada muito visível para o LAC ao longo da ponte. Várias pontes de pedestres menor irá se conectar ao site do Parque Olímpico sobre o canal existente. O Centro Aquático endereços dentro de seu projeto as principais espaços esfera pública implícita dentro do Parque Olímpico e planejamento da cidade de Stratford. Estes são principalmente a ligação leste-oeste da Ponte Cidade Stratford e continuação do espaço Parque Olímpico ao lado do canal.O Centro Aquático está prevista em um eixo perpendicular ortogonais à cidade Stratford Bridge. Ao longo deste eixo são definidos os três piscinas. A piscina de treinamento está localizado sob a ponte, enquanto a competição e as piscinas de mergulho estão dentro de um salão de bilhar grande volumétrica. A estratégia global é para enquadrar a base do salão de bilhar como um pódio, cercando-a e ligando-o na ponte. Este elemento permite pódio para a contenção de uma variedade de elementos diferenciados e celulares programática em um único volume arquitetônico que é visto para ser completamente assimilada com a ponte ea paisagem. A partir do nível da ponte do pódio surge debaixo da ponte para cascatas ao redor do salão de bilhar para o nível mais baixo do nível lado do canal.O salão de bilhar é expressa acima do nível do pódio por um telhado de grande porte que está arqueando ao longo do eixo mesmo que as piscinas. Sua forma é gerada pelo sightlines para os espectadores durante o modo Olímpicos. Dupla curvatura de geometria tem sido usado para criar uma estrutura de arcos parabólicos que criar as características únicas do telhado. O telhado ondula para diferenciar uma separação visual interna dentro do salão de bilhar entre o volume piscina concorrência e do volume piscina de mergulho. Os projetos de telhado para além da base envelope salão legado piscina para estender a cobertura do telhado para as áreas externas das cascatas ea entrada da ponte. A projeção do telhado sobre a entrada da ponte de Londres anuncia a presença do Centro Aquático a partir da abordagem de qualquer Stratford City ou do Parque Olímpico. Estruturalmente o telhado está fundamentada em três posições primárias. Caso contrário, a abertura entre o telhado eo pódio é em cheio com uma fachada de vidro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário